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Textos

Cantando as Culturas Indígenas

"Cantando as Culturas Indígenas" é um kit composto por um livro (pdf em anexo) e um CD (áudio disponível no site).

Introdução :

"O Professor ou a Professora da Educação Escolar Indígena é aquele(a) que aprende,
que mostra e que lembra. Existimos hoje graças aos nossos ancestrais, logo, devemos
cantar para a tradição continuar. Os jesuítas, o poder do Clero, da Monarquia, das Forças Armadas, dos Governos, entre outros, tiraram a cultura indígena do Nordeste, através da imposição de leis e educação, agora através da Nossa Educação, nós vamos resgatá-la. Nós somos os construtores e construtoras da educação que queremos para nossos descendentes. Devemos cantar e gravar para que os jovens ouçam. É cantando que se aprende a viver!"
Nhenety Kariri-Xocó

"Cantando as culturas indígenas Tradição educativa nasce da alquimia do encontro de professores indígenas de sete nações: Kariri-Xocó, Xucuru-Kariri, Pankararu, Truká, Tumbalalá, Tupinambá e Pataxó-Hãhãhãe, que junto aos facilitadores da ONG Thydêwá, partilham aqui a síntese de suas experiências.
Com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, através de seu programa Transformando com Arte, nos aventuramos a esboçar este kit didático, composto por um livro e um Cd, que visa enriquecer a Educação Escolar Diferenciada e fortalecer as Culturas Indígenas.

Este kit é um incentivo, um presente para encorajar os professores e professoras indígenas a explorarem suas capacidades, criatividades e talentos; ousar com arte para que compartilhando experiências construamos um mundo melhor. Os textos aqui expostos não são receitas, preceitos, guias ou fórmulas, mais sim uma humilde partilha de idéias e práticas; uma vontade de querer sentir as culturas indígenas, se projetando na beleza de suas tradições e nas necessidades de suas atualizações.

Convidamos às nações indígenas, professores e crianças a somarem-se neste caminho. Brincando e dançando com os cantos de nossas almas, abrimos um espaço de integração do tradicional com a atualidade; uma “Tradição Educativa” com sinceridade, amor, arte, cultura, história, natureza, ciência, ecologia, matemática, português, identidade e cidadania.

Como co-criadores da vida, assumimos aqui nosso poder de transformar a realidade para melhor.

Apresentamos aqui resumidos, apontamentos para enriquecer a prática e reflexão ped-
agógica para a Educação Escolar Indígena. A busca de uma educação escolar diferen-
ciada e de qualidade nos possibilitou iluminações que facilitaram este trabalho, graças às
colaborações importantíssimas de toda nossa equipe.

Contamos para a elaboração deste material didático, com o apoio de representantes de
sete nações indígenas.

José Nunes Nhenhety, guardião da memória Kariri-Xokó, suas falas e sugestões possibilitaram um aprofundamento na temática escolhida: A educação das crianças indígenas através da música do seu povo. Ganhamos algumas interpretações de letras, algumas palavras sobre a dança circular do Toré, dizeres sobre a filosofia Kariri-Xokó. Imprescindíveis foram todas participações! Cecília Tumbalalá, Antônia Truká, Tânia Xucuru, Sônia Pankararú, Wilman Pataxó Hãhãhãe (Bawaí), Paulo Titiah Pataxó Hãhãhãe, além da cacique, Maria Valdelice Jamopoty, Rômulo e Nádia Tupinambá de Olivença, que forneceram o apoio pedagógico especializado, possibilitando trocas de experiências no desenvolvimento da proposta.

Cada povo enfatiza as diversas áreas de estudo. Todos fornecem algumas descrições de seus territórios, de suas histórias. A Festa do Imbú, nos é particularmente narrada por Sônia Pankararú. As ilustrações presentes neste volume são apenas dos alunos Pankararú, os alunos das demais etnias também realizaram belíssimas e expressivas ilustrações, mas, limitamos o espaço devido a escassez de recursos financeiros para esta publicação que certamente será seguida por outra, revisada e ampliada. Cada povo, representado com os textos de seus professores e professoras complementam este projeto. Distribuídos ao longo deste livro temos histórias, narrativas, experiências, avaliações e outras preciosidades coletadas durante nossos encontros de trabalho e visitas à campo. Cada professor e cada professora ficou livre para sugerir, opinar e construir esta ferramenta de trabalho, uma tecnologia educativa pensada para a educação indígena diferenciada e de qualidade. No texto Truká encontramos especiais referências sobre a Estrutura e Funcionamento da Educação Escolar Indígena.
A aldeia que sediou nossos dois encontros em Porto Real do Colégio-Al KAriri-Xokó
nosso muito obrigado. A força espiritual, possibilitada através da presença de todos foi
intensamente vivida, principalmente durante os cantos de Toré, puxados por Fernando
Pankararú. Nos resta esperar que este produto material, livro e CD, possibilitem compartilhar, principalmente com os povos indígenas do Brasil, avanços significativos a educação escolar indígena."
Ricardo e Sebastian


Para ler mais, baixe o arquivo pdf.
Para ouvir mais, escute o CD...
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Este conteúdo tem 2 Comentários

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  1. Felipe Biòwa comentou:
    em 15.03.2011 às 11:34

    A educação escolar indigena esta avançando cada vez mais, graças a dedicação e luta das cominidades, pelo direito de igualdade e respeito a cultura e graças tambem a dedicação dos professores e o apoio do estado e intituiçoes competentes... Cantando as Culturas indigenas é um material exelente! Parabéns a todos que participam desse projeto.

  2. vitoria comentou:
    em 12.04.2011 às 19:47

    amei me ajudou muintoo obrigada

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