Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Imagens » Projeto realizado - Oficina Experimental - Tingimento, AP

Imagens

Projeto realizado - Oficina Experimental - Tingimento, AP

Crédito: Alba Rodrigues - Projetos 21
Próxima
Imagem 1 de 22
Processos para se obter os pigmentos naturais.
Visualizações: 3.219
Gostou?! Então vote!
  • 1 pessoas votaram Sim
  • 0 pessoas votaram Não
Descrição:

Em continuidade da I Oficina de Tingimento de Pigmentos naturais de Fibras e Sementes da Amazônia, na APA do Curiaú, remanescentes de quilombo, uma parceria da comunidade do Centro Cultural Raízes do Bolão, na pessoa do Pedro, com iniciativa, idealização, sensibilização e motivação da Projetos 21, na pessoa de Alba Rodrigues e apoio e empoderamento da idéia pela Tituba Moda Afro na pessoa de Franciele Gazola, viabilizado o apoio para participação do I Seminário Internacional de Turismo, Cultura e Meio Ambiente no Meio do Mundo, pelo MINC, realização com aulas práticas das cooperadas da Tituba - Profas. Dida Dias facilitadora da Oficina e a Produtora de Moda Cicica Dias que repassou conhecimento e experiência no preparo de pigmentos e testes dos novos insumos pesquisados no ambiente do Curiaú, juntamente com a Comunidade.
A iniciativa da Waku'mã objetivou sensibilizar a Comunidade do Curiaú, para novas oportunidades de geração de renda através da criação em cima de insumos quase lixo da natureza, que entrariam em decomposição e que reciclados para um fim comercial, viram matéria-prima para produção artesanal de pigmentos naturais. Oportunizou que  a Comunidade produzissem resultados de testes realizados com insumos já consagrados, como açafrão (condimento) urucu (condimento e pintura corporal), chás (alimentos líquidos) dentre outros. Novas descobertas foram realizadas localmente e as "receitas" foram produzidas e registradas pela comunidade de mulheres quilombolas.
O fortalecimento da idéia foi a Projetos 21 convidar a Cooperativa Tituba de Moda Afro, que além de trabalhar com pigmentos naturais, tem uma proposta de resgatar culturalmente a memória Africana em alguns segmentos do conhecimento humando como a Arte, a História Afro Ameríndia, a Dança, a Música, a Moda e o Grafismo, dentre outros. Localmente a Comunidade se sentiu muito motivada, respeitada e apresentou sua produção no I Seminário de Turismo, Cultura e Meio Ambiete no Meio do Mundo em Macapá / AP 2

Esse conteúdo foi criado por:
    Autorizado por:

    Waku'mã Produções Artisticas e Culturais em 07.10.2009 às 22h48

    Direitos Autorais:
    Este Conteúdo faz parte dos canais:

    Este conteúdo tem 0 Comentários

    Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

    Deixe um comentário








    Parceiros
    Cooperação
    Integração
    Realização
    Patrocínio

    Ir para o topo