Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » COLABORE! Projeto mobiliza ações comunitárias no sertão mineiro

Jornal iTEIA

12.06.2015 - 14h11

COLABORE! Projeto mobiliza ações comunitárias no sertão mineiro

Inspirada na obra de Guimarães Rosa, a iniciativa integra O Caminho do Sertão e busca trocar de experiências e saberes com comunidades geraizeiras

Keyane Dias

ampliar Divulgação

“Digo de fui, digo que gostei. À passeata forte, pronta comida, bons repousos, companheiragem. O teor da gente se distraía bem.” - João Guimarães Rosa


Em 2014, foi realizada a primeira edição do projeto “O Caminho do Sertão - De Sagarana ao Grande Sertão Veredas”, reunindo 70 pessoas de todo o Brasil. Trata-se de uma travessia sócio-eco-literaria no universo de Guimarães Rosa e no sertão cerrado de Minas Gerais. Parte dos caminhantes que percorreram a travessia seguem no projeto, na produção colaborativa da nova edição, que acontece entre 4 e 12 de julho de 2015 e que receberá 50 novos caminhantes.

Instigados pela troca de saberes vivenciada e por um maior contato com o Brasil Profundo do sertão mineiro, educadores, artistas, estudantes, autônomos e pesquisadores que fizeram a travessia em 2014 criaram o Ecos do Caminho do Sertão. A iniciativa será realizada simultaneamente à caminhada, cuja ideia central e realizar um dia inteiro de atividades comunitárias nos povoados e vilas que integram a rota do projeto O Caminho do Sertão.


Com a premissa de que, além de livros, textos e palavras, se faz necessário o eterno recruzar, as ações do Ecos têm o intuito de apresentar às comunidades o que foi  é produzido a partir do encontro com o sertão mineiro. Busca ainda proporcionar momentos de troca e aprendizados mútuos através de oficinas, rodas de prosa, cineclubes, contação de histórias, troca de sementes e apresentações. O projeto será também um elo entre quem já caminhou, os novos caminhantes e as comunidades que lá habitam.

COLABORE - CAMPANHA DE FINANCIAMENTO
Para realizar o Ecos do Caminho do Sertão, o coletivo de caminhantes pede ajuda e criou uma campanha de financiamento colaborativo para suprir as despesas, através do Catarse. A campanha está aberta para doações até o dia 23 de junho. Quem colaborar, recebe recompensas como livros, sementes do Cerrado, fotografias e artesanatos produzidos pelos geraizeiros da região e pelos caminhantes. Uma forma de contribuir com os trabalhos de economia solidária local já realizados. Para entender mais e colaborar com a campanha, acesse: catarse.me/ecosdocaminho.


A TRAVESSIA
O Caminho do Sertão promove um mergulho socioambiental e literário no universo de Guimarães Rosa e no cerrado sertanejo dos gerais, do norte ao noroeste mineiro. A travessia parte do vilarejo de Sagarana (Arinos - MG) até o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, localizado na cidade de Chapada Gaúcha, perto da divisa com a Bahia e o Goiás. Quem participa do projeto percorre parte do caminho realizado por Riobaldo, personagem central do livro Grande Sertão: Veredas, rumo ao Liso do Sussuarão, conhecendo paisagens naturais, folias de reis, histórias, tradições e memórias. Para saber mais, acesse: caminhodosertao.wordpress.com/ ou facebook.com/caminhodosertao


Publicado por: Keyane Dias em 12.06.2015 às 14h48
Tags: sertão, caminho, guimarães rosa, minas gerias, cerrado
Canais: Meio Ambiente

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo