Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » Casa de Barro comemora 11 anos com semana de atividades culturais

Jornal iTEIA

26.07.2016 - 18h11

Casa de Barro comemora 11 anos com semana de atividades culturais

Ainda tem lançamento do Ponto de Cultura e inauguração de Café-Galeria em Cachoeira/BA

Por: Valdeck Almeida de Jesus

ampliar Imagem: Valdeck Almeida de Jesus
Evento cultural comemora onze anos de arte e educação em Cachoeira-BA

No dia 25 de julho a organização Casa de Barro celebra 11 anos de existência e comemorará sua trajetória de cultura, arte e educação com o lançamento do Ponto de Cultura OURUA, inauguração do Café-Galeria Oxum, dentre outras atividades culturais.



A programação começa na segunda-feira, 25/07, com a Exposição Fotográfica “O que o barro quer...” de 11 anos da Casa de Barro, contação de histórias com o espetáculo “Histórias de rio-mar” da Causo Companhia (Pará) e Sarau Poesia Ouvida com o poeta João Vanderlei de Moraes Filho.



Na quarta-feira, 27/07, haverá o lançamento do Ponto de Cultura OURUA e apresentação do grupo de dança afro do GAMGE (Grupo de Apoio ao Menos Gotas de Esperança).



Os festejos se encerram na sexta-feira, 29/07, com oficina de escrita poética e encadernação com Bruna Hercog e Diane Portella e inauguração do Café-Galeria Oxum com o Sarau do Café, orquestrado por Bruna Hercog e Fábio Haendel.



As ações ocorrem na sede da Casa de Barro em Cachoeira durante a tarde. Aberto ao público com acesso gratuito.



Saiba mais:



Casa de Barro | Nascida em Cachoeira a Casa de Barro é organização fundada em julho de 2005 com o intuito de contribuir com o desenvolvimento humano e cultural nas cidades do Recôncavo da Bahia. As ações são transversais, multidisciplinares e privilegiam os campos da cultura, da arte e da educação. Nossos esforços são empreendidos a fim de preservar, promover e celebrar a diversidade cultural e nossos bens patrimoniais de natureza imaterial.



Ponto de Cultura OURUA I Se inspira numa tribo da África que utilizava de sua arte e cultura para promover o desenvolvimento local. Comunidade integrada a seus bens culturais, amante e porta voz de sua cultura, ela atraía a todos que por ela passavam e assim se destacou dentre as demais pela postura de pertencimento, (re)conhecimento de seu valor e identidade, sua afirmação cultural. Nosso Ponto de Cultura realizará a partir da memória oral e do patrimônio 



imaterial, atividades de diferentes linguagens artísticas, envolvendo a diversidade de saberes do Recôncavo: griôs, mulheres, homens, crianças e adolescentes, todos os sujeitos que tecem nossas tradições e criam novas visões. Conta com o apoio financeiro do Ministério da Cultura / Governo Federal e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.



Café-Galeria Oxum I Espaço de café e arte para fruição do melhor café orgânico da Bahia, da cultura regional e apreciação de um bom livro. Instalado na sede da Casa de Barro, se propõe a ser um lugar de encontros, reuniões, contemplação, degustação de arte e ideias. Funcionará regularmente de segunda à quinta-feira das 17 às 20h e sexta-feira das 17 às 22h.



Sarau do Café I O sarau será conduzido pela jornalista e poeta baiana Bruna Hercog e pelo músico, poeta e artista visual Fábio Haendel. O espaço é aberto para quem quiser trazer os seus poemas, contos, músicas, ideias. A proposta é fazer as palavras circularem!



Causo Companhia (Pará) com o espetáculo “Histórias de rio-mar”, um projeto que reúne contações encenadas, que sempre têm a beira das águas, salgadas ou doces, como cenário. O enredo das narrativas perpassa sempre pela cultura popular, seus ritmos, mestres e toques no tambor. Esses causos foram recolhidos nas viagens da trupe pela região do Salgado do estado do Pará, durante o primeiro semestre de 2015.



Serviço

O que: Casa de Barro 11 anos – semana de comemoração

Quando / hora: 25, 27 e 29 de julho de 2016

25 de julho - Segunda

15h- Abertura da exposição - 11 anos da Casa de Barro

16h- Contação de histórias com o espetáculo “Histórias de rio-mar” da Causo Companhia (Pará)

17h- Fala sobre os 11 anos da Casa de Barro

17h30- Sarau Poesia Ouvida com João Vanderlei de Moraes Filho



27 de julho - quarta

Lançamento do Ponto de Cultura OURUA

14h- Solenidade de Lançamento do Ponto de cultura OURUA



15h – Participação especial: Dança Afro do GAMGE



29 de julho - Sexta

14h- Oficina de Escrita Poética e Encadernação com Bruna Hercog e Diane Portella

19h- Sarau do Café

Bruna Hercog e Fábio Haendel... convidam João Vanderlei de Moraes Filho

Local: Sede da Casa de Barro. Rua 13 de Março, 01. Edf. Matos. 1º andar. Cachoeira / Bahia.

Quanto: Gratuito

Maiores informações: casadebarro.org I 75 3425-5396 I facebook.com/casadebarro.org / (75) 98367-8996 (whatsapp) I casadebarro@gmail.com

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo